Postagens

Mostrando postagens de Março 16, 2016

Ó, Shakespeare, por quem és? Sobre o único manuscrito do bardo inglês agora online

Imagem
Data de 22 de outubro de 1685, a revogação do édito de Nantes por Luís XIV. O ato desencadearia, depois de quase três decênios de supressões de cargos públicos, destruições de templos e conversões forçadas, uma ampliação do círculo de horrores em nome da extinção do protestantismo na França. Viveria razoavelmente em paz quem abjurasse da religião protestante ou dissimulasse seus cultos.
Mas, milhares não tomaram essa iniciativa e em nome dos seus dogmas seguiram o arriscado e incerto caminho do exílio; iam sobretudo para Holanda, Suíça, Alemanha e Inglaterra. Esse extenso grupo não tinha como suficiente o abandono e nem a dissimulação da sua crença em um ambiente de intolerância e tinha o interesse de encontrar um lugar onde pudessem dispor de plena liberdade religiosa.
Thomas Morus, pode-se dizer, foi um dos que lutaram à sua maneira para o estabelecimento da convivência entre católicos e protestantes sobretudo no que diz respeito ao lugar do refugiado. As bases para a construção do se…