Postagens

Mostrando postagens de Outubro 29, 2014

1964: annus mirabilis de Clarice Lispector

Imagem
Por Alfredo Monte


“De que Deus estava querendo me lembrar? Não sou pessoa que precise ser lembrada de que dentro de tudo há o sangue! Não só não esqueço o sangue de dentro como eu o admito e o quero, sou demais o sangue para esquecer o sangue, e para mim a palavra espiritual não tem sentido, e nem a palavra terreno tem sentido... Então era assim? eu andando pelo mundo sem pedir nada, sem precisar de nada, amando de puro amor inocente, e Deus a me mostrar o rato? A grosseria de Deus me feria e insultava-me. Deus era bruto...” (de “Fundo de gaveta”, A legião estrangeira, 1964)
“Vida irremediável, mas não concreta. Na verdade era uma vida de sonho. Às vezes, quando falavam de alguém excêntrico, diziam com a benevolência que uma classe tem por outra: Ah, esse leva uma vida de poeta. Pode-se talvez dizer, aproveitando as poucas palavras que se conheceram do casal, pode-se dizer que ambos levavam, menos a extravagância, uma vida de mau poeta: vida de sonho.
Não, não é verdade. Não era uma v…

Promoção pelo Dia Nacional do Livro

Imagem
Como recordamos no texto de hoje, 29/10aqui no Letras, 2014 é o ano em que duas obras de Clarice Lispector chegam aos 50 anos: A paixão segundo G.H. e A legião estrangeira, ambos publicados em 1964.
Para assinalar a data e comemorar o Dia Nacional do Livro, o blog sorteia entre os amigos do Facebook uma edição de cada uma das obras (sendo que a edição de "A paixão..." será a lançada recentemente pela Editora Rocco). Para participar leia atentamente o regulamento e veja o que necessário fazer:
1. Seguir o Letras in.verso e re.verso no Facebook; 2. Partilhar essa post no modo público; 3. Inscrever-se na aba "Promoções" aqui; 4. Deixar um comentário na postagem no Facebook dizendo qual livro gostaria de ganhar, se sorteado e marcar dois amigos (os comentários que não atenderem esse item serão removidos pelos administradores da página).
O sorteio só é válido para amigos do Brasil. Será realizado através da ferramenta sorteie.me no próximo dia 01/11. Os que não resp…