Boletim Letras 360 #57

David Foster Wallace. Um escritor em ascensão. Nos Estados, um filme; no Brasil, a tradução de Infinite Jest, um dos seus romances mais conhecidos. 


Cumprimos mais uma data especial, diríamos, para o Letras – mais um Dia Mundial da Poesia. Isso ontem, 21 de março. E, repetimos a dose da semana anterior quando celebramos o Dia Nacional da Poesia. De hora em hora um poeta. Herberto Helder, Ana Cristina Cesar, Manoel de Barros, Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Pablo Neruda, Valter Hugo Mãe, Gregorio Duvivier, Paulo Mendes Campos, Fernando Pessoa, Murilo Mendes, Paulo Henriques Britto, Lau Siqueira, Samuel Beckett, Fiama Hasse Pais Brandão, Alice Ruiz, Jorge de Lima, Maria Teresa Horta, Mia Couto, João Cabral de Melo Neto, José Saramago, Adélia Prado e Octavio Paz.


Segunda-feira, 17/03

>>> Estados Unidos: O escritor de 2 milhões de dólares

Dinheiro não é problema para Garth Risk Hallberg. O romance de estreia do jovem escritor foi comprado pela editora Knopf por US$ 2 milhões. E pensar que até um dia desses quase ninguém sabia de sua existência. City on fire tem mais de 900 páginas, demorou seis anos para ser escrito, se passa nos anos 1970 em Nova York, que entre as suas personagens há quem seja jornalista, detetive e dependente de heroína. E ainda não tem data de publicação.  Outra novidade em torno da obra iniciante de Hallberg é que City on fire já teve seus direitos de adaptação vendidos para o cinema. O contrato foi assinado em outubro de 2013 quando o livro ainda era só um manuscrito e nem se sabia se ia ser adquirido por uma editora. Isto, sim, é incomum para um romance descrito como "muito literário". Hallberg é professor de escrita no Sarah Lawrence College, tem escrito para a revista e suplemento literário do New York Times e para a Slate, além de ser um dos autores que integram uma das antologias Best New American Voices.

>>> França: Joël Dicker

Outro nome que está bem é o do suíço Joël Dicker. Le vérité sur l’affaire Harry Qubert é um dos títulos mais comentados na Europa nos últimos anos. Com mais de 600 páginas, a narrativa sobre um escritor que investiga um crime envolvendo seu mentor intelectual venceu, em 2012, o Grande Prêmio do Romance da Academia Francesa. Depois foi adquirido por um contrato milionário pela Penguin nos Estados Unidos. No Brasil, o título sai em maio pela Editora Intrínseca. O autor é um dos primeiros nomes anunciados para a Festa Literária Internacional de Paraty.


Terça-feira, 18/03

>>> Brasil: Caio Fernando de Abreu para o cinema

Já em outra ocasião havíamos comentado por aqui sobre a feitura do documentário Sobre sete ondas verdes espumantes dos diretores Bruno Polidoro e Cacá Nazário. A novidade é que o filme, que já teve exibição em alguns festivais pelo Brasil ganha agora uma inserção nos cinemas (ao menos de Porto Alegre) a partir do dia 28 de março. Sobre sete ondas verdes espumantes percorre as cidades onde Caio morou, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres, Berlin, Amsterdam e outros locais pelos quais o escritor passou e narrou em suas obras. O longa traz depoimentos de Adriana Calcanhotto, Airton Abreu Flores, Amanda Costa, Bernard Bretonnière, Bruno Persico, Déa Martins, Gerd Hilger, Gil Veloso, Gilberto Gawronski, Grace Gianoukas, Judith Burko, Luís Artur Nunes, Luciano Alabarse, Marcos Breda, Maria Adelaide Amaral, Reinaldo Moraes, Sandra Laporta, Sappe Grootendorst e Suzana Saldanha. O trailer está aqui.


Quarta-feira, 19/03

>>> Estados Unidos: Manuscritos e desenhos originais de John Lennon vão a leilão

Esta é a maior coleção particular de trabalhos de John Lennon que sai ao mercado – afirmou a casa Sotheby's. Os desenhos e manuscritos foram criados para duas publicações assinadas por Lennon, In his Own Write, de 1964, primeiro projeto solo realizado por um membro dos Beatles, e A Spaniard in the Works, de 1965. Os objetos são propriedade do editor Tom Maschler, que havia levado adiante o projeto destas duas obras para a editora Jonathan Cape. Entre os lotes mais importantes encontram-se um manuscrito de nove páginas intitulado He Singularge Experience of Miss Anne Duffield, paródia de Sherlock Holmes, o original do poema "The Fat Budgie", onde John Lennon apresenta sua arte do absurdo, e o desenho de um jovem e seis pássaros que serviu de capa ao single "Free as a Bird dos Beatles". O leilão coincide com o 50º aniversário da publicação de In his Own Write e com a primeira apresentação dos Beatles nos Estados Unidos.

>>> Brasil: Reedição de os melhores contos da Literatura Universal

O material ficou por mais de dez anos indisponível. Trata-se de Mar de Histórias a ser publicada pela Editora Nova Fronteira. A coleção reúne dez volumes com textos garimpados, traduzidos, comentados e organizados, durante 45 anos, pelos pesquisadores Paulo Rónai e Aurélio Buarque de Holanda. Espécie de “árvore genealógica da mais aristocrática das formas literárias contemporâneas” – como definiu em 1946, após a publicação do primeiro livro, o crítico português João Gaspar Simões –, a série reúne 245 textos de quase 200 autores, conhecidos ou anônimos, de mais de 40 países. As mais de 3,5 mil páginas abrangem de um ancestral primeiro espécime do conto policial, o egípcio "A História de Rampsinitos", a narrativas de grandes nomes do século 20, como Aldous Huxley, Franz Kafka e Lima Barreto.


Quinta-feira, 20/03

>>> Brasil: A poesia de Waly Salomão

Há quem conheça Waly Salomão como o letrista que compôs canções em parceria com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jards Macalé, João Bosco, Itamar Assumpção e Adriana Calcanhoto, para só citar meia dúzia de artistas. Com esta indicação, o blog da Companhia das Letras, anunciou a chegada de uma edição que reúne a produção literária do poeta num só volume, que conta ainda com uma seção de canções inéditas em livro e um apêndice com os mais relevantes textos críticos sobre sua obra. Poesia total fica pronto para o começo de maio.

>>> Inglaterra: Tradução inédita de J. R. R. Tolkien será publicada

Trata-se de Beowulf. E chega às livrarias inglesas já no próximo mês de maio. Produto de um acordo entre Christopeer Tolkien, filho do escritor, e da editora HarperCollins. A tradução foi terminada em 1926 e Tolkien nunca teve interesse em publicá-la. A edição ora apresentada traz ainda uma série de conferências que o escritor ministrou sobre a obra nos anos trinta e o um conto seu – “Sellic spell”. Beowulf narra a história do príncipe de mesmo nome, de como sai à procura de ajuda ao rei Hroogar para derrotar um monstro chamado Grendel e sua mãe, antes do combate final contra um dragão. Da obra, com grande quantidade de elementos da própria obra de Tolkien só há um exemplar sob custódia da Biblioteca Nacional do Reino Unido. Recentemente a obra foi adaptada para o cinema por Robert Zemeckis e teve uma versão em quadrinhos.


Sexta-feira, 21/03

>>> Estados Unidos: Sobre David Foster Wallace – a vida em filme

A vida do escritor David Foster Wallace durante a turnê de lançamento do monumental romance Infinite Jest será registrada no filme The End of the Tour, dirigido James Ponsoldt. A história será baseada no livro Although Of Course You End Up Becoming Yourself: A Road Trip with David Foster Wallace, escrito por David Lipsky quando era repórter da revista Rolling Stone. Na época, Lipsky recebeu a missão de acompanhar Foster Wallace numa viagem de cinco dias para escrever um perfil sobre o escritor. O perfil não foi publicado e depois o suicídio de Wallace foi transformado em livro. O ator e comediante Jason Segel foi escalado para o papel de David Foster Wallace e o ator Jesse Eisenberg será David Lipsky. O filme ainda não tem previsão de lançamento, mas as gravações já começaram.

>>> Brasil: Infinite Jest no Brasil

Sai no segundo semestre pela Companhia das Letras a tradução de Caetano Galindo para Infinite Jest, de David Foster Wallace. O romance póstumo The pale king também está nos planos da editora, mas a tradução deve ficar para o ano que vem.

..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+Instagram

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Clarice Lispector, entrevistas

Boletim Letras 360º #577