Postagens

Mostrando postagens de Setembro 5, 2013

Um novo final para um conto de Jorge Luis Borges

Imagem
O famoso conto do escritor argentino Jorge Luis Borges, “Tema do traidor e do herói”, do livro Ficções, publicado em 1944, teria outro desfecho: um parágrafo que havia adicionado e que foi descoberto recentemente. Um dos pesquisadores encontraram um manuscrito inédito do autor na hemeroteca da Biblioteca Nacional da Argetina e que nele o fim para o texto está de outra maneira da conhecida, segundo notificam os jornais La Nación e Clarín. O texto foi encontrado entre as páginas de uma edição da revista Sur e não foi uma descoberta casual; há uma equipe de pesquisadores da biblioteca fazendo um minucioso rastreamento aos arquivos de Borges. Foi na edição 112 da revista, em fevereiro de 1944, que o conto apareceu publicado pela primeira vez. 
Ezequiel Grimson, diretor de Cultura da BN, destaca que “este é o primeiro manuscrito que está sob custódia do estado argentino”. O pesquisador Germán Álavarez ressalta que o parágrafo que foi descoberto ajuda a compreender a forma como Borges trab…

Os desenhos de William Faulkner

Imagem
Antes de William Faulkner encontrar-se como romancista e trabalhar na construção de seus romances de cunho épico e tragicômico e se por na elaboração de fluxos de consciência como elemento para a construção das narrativas, ele se esforçou para angariar o título de poeta com uma antologia publicada em 1924 sob o título de The Marble Faun.
Essa estreia não deu futuro: já sabemos. Foi uma tiragem curta financiada com ajuda do amigo e então vizinho Phil Stone, que pagou a Edmund R. Brown cerca de US$400 para a impressão de 500 exemplares (número que é contraditório, já que o irmão de Faulkner afirmou certa vez que era 1000 o número de exemplares). 
Desconhecido, o livro não teve saída e a maioria dos exemplares foi remetida pelo editor para um grupo de leitores e outra parte se perdeu quando de um incêndio no sótão da casa de Stone, onde os livros ficavam abrigados (pelas contas do irmão de Faulkner, foi cerca de 950 a quantidade de exemplares consumidos pelo fogo). The Marble Faun é um…