Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 11, 2013

40 anos depois, corpo de Pablo Neruda será exumado

Imagem
A notícia corre a web desde a sexta-feira, 08 de fevereiro, como notifica o jornal espanhol El País: o corpo do poeta chileno Pablo Neruda, morto em 23 de setembro de 1973, doze dias depois do golpe de estado de Augusto Pinochet, será exumado nas próximas semanas, segundo determinação do juiz Mario Carroza que em 2011 abriu uma investigação judicial para esclarecer as circunstâncias da morte do Prêmio Nobel de Literatura. Suspeita-se que Neruda, a modo de outros escritores como Albert Camus (comentamos aqui) e García Lorca, tenha sido assassinado. 
Segundo nota do El País a notícia apareceu pela primeira vez por El Mostrador, um periódico eletrônico e logo confirmada horas depois pela Fundação Pablo Neruda através de comunicado: “A Fundação teve expressado em todo momento sua vontade de colaborar com a investigação que leva o ministro Carroza e confia plenamente no que a perícia levará a cabo com o maior respeito e cuidado possível. Espera, desse modo, que o exame tanatológico contri…

Sylvia Plath

Imagem
Num texto para o The New York Times, publicado no último dia 8 de fevereiro, Adam Kirsch comenta que é difícil acreditar que, se Sylvia Plath não tivesse tirado sua própria vida em 1963, com 30 anos de idade, possivelmente ela ainda estaria viva hoje. No mesmo instante, ele se pergunta como poderia Plath viver até ter cabelos grisalhos. O suicídio não foi algo que simplesmente aconteceu por acontecer. Em sua obra, a autora de Ariel nos faz ver o tempo todo a sua morte como um destino planejado e um ponto culminante da existência: “Morrer é uma arte, como qualquer outra coisa/ e eu sei fazer excepcionalmente bem,/ tão bem, que parece um inferno,/ tão bem, que parece de verdade./Suponho que caberia falar de vocação.”
Num livro ainda sem tradução no Brasil, American Isis, mais uma das muitas biografias sobre a poeta estadunidense, e livro mal-quisto entre os da crítica estadunidense, os autores Rollyson e Wilson buscam qual o início do processo de mitificação de Plath. É bem verdade que …