Um áudio raro: T. S. Eliot lê "Quatro Quartetos"




Aí estão as vantagens da web: não há nada que a gente procure e não ache. No arquivo a seguir podem uma gravação completa de T. S. Eliot lendo uma de suas obras-primas de seus últimos anos, o ciclo de poemas chamado Quatro Quartetos. No caso desses poemas, o próprio poeta considerou como sendo uma de suas maiores obras, ainda em 1959, numa entrevista a Donald Hall para a Paris Review – “O segundo é melhor do que a primeiro, o terceiro é melhor do que o segundo e o quarto é o melhor de todas. De qualquer forma, esse é um trabalho do qual eu me orgulho”, disse.




A crítica considera o mais místico e mais religioso dos poemas de Eliot. Cada um deles é uma meditação sobre o tempo no qual se misturam imagens cristãs e hindus com eventos pessoais e históricos.

Como em The Waste Land, Eliot utiliza os quatro elementos clássicos como dispositivo estrutural dos Quatro Quartetos. O primeiro poema, “Burnt Norton”, está associado com o elemento ar. É dedicado a uma mansão inglesa que Eliot visitou por volta de 1930. O poema foi publicado pela primeira vez em 1936. “East Coker” está associado com a terra e leva o nome da vila de Somerset, na Inglaterra, de onde um antepassado do poeta, Andrew Eliot, partiu para a América, lá nos idos de 1669. O terceiro poema, “The Dry Salvages” está associado com a água e é dedicado ao aglomerado de rochas traiçoeiras de Cape Ann; o lugar está entre os perigos que o navio de Andrew Eliot teve de evitar a fim de alcançar com segurança a costa de Massachusetts. O poema final, “Little Gidding”, foi publicado em 1942. Tem como elemento simbólico, o fogo. O poema é dedicado a uma aldeia em Cambridgeshire, Inglaterra, que foi lugar onde, no século XVII, uma comunidade anglicana elegeu um modo de vida seguindo os preceitos do Livro de oração comum.

Os Quatro Quartetos foram publicados pela primeira vez tal qual hoje é conhecido em 1943, nos Estados Unidos; no ano seguinte, na Inglaterra. Apesar de escritos em tempo esparso e da aparência de independência entre eles, os textos têm uma relação muito próxima como podemos perceber. Mas, muito antes da primeira edição incluindo os quatro poemas, o próprio poeta já pensava-os enquanto uma unidade. Logo, não foi uma mera reunião de poemas esparsos o que se cumpriu quando os poemas tomaram forma de livro.

Com Quatro Quartetos, T. S. Eliot aproximou-se da musicalidade da poesia com o intuito de alcançar o cerne do gênero ou mesmo, era sua ambição, ultrapassá-lo. Numa carta enviada a Ford Maddox Ford no mesmo ano de aparição do livro, ele escreve que gostaria de "escrever uma poesia que fosse essencialmente poesia, sem nada de poético, poesia que ficasse de pé nua, pele e osso [...]. Ir além da poesia, assim com Beethoven, em suas últimas obras, quis ir além da música". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #575