Boletim Letras 360º #4



Colocamos fim em mais uma promoção daquelas na nossa fan page no Facebook; achamos que foi o melhor sorteio que já fizemos. Completamos assim uma lista em que já foi para as mãos dos nossos amigos Resina, de Diva Cunha, Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago, de Pedro Fernandes, Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade, A confissão da leoa, de Mia Couto, Orgulho e preconceito, de Jane Austen, Fazes-me falta, de Inês Pedrosa, Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica de Freitas; a da vez, foi Poesia Completa, de Paulo Leminski, e foi para as mãos de uma mineira. O fato é que já estamos bolando outra promoção. Enquanto não vem, vamos ver o que se passou na dita fan page nesta semana?


Segunda-feira, 11/03

>>> Brasil: Cleonice Berardinelli na FLIP

Depois de divulgar o nome de John Banville como o primeiro estrangeiro a compor a programação da Festa Literária Internacional de Paraty, outro nome, agora nacional, entra no rol de convidados: o da professora Cleonice Berardinelli. Uma das primeiras no mundo a redigir uma tese sobre Fernando Pessoa, a convidada vem tendo sua obra integralmente revisada por ela própria; ela fará conferência sobre o autor português seguida da interpretação pessoal de Maria Bethânia. 

>>> Portugal: Novo livro de José Saramago deve chegar em abril próximo

Chama-se A estátua e a pedra – o título de uma conferência que José Saramago deu em 7 de maio de 1998 na Universidade de Turim, na Itália em que o escritor elabora uma compreensão acerca de sua própria obra literária.  O texto é um dos escolhidos para uma edição a sair agora em abril e dará título ao livro. A estátua e a pedra já foi publicado em livro, mas na Itália, editado por Pablo Luis Avila e Giancarlo de Pretis. A edição que sai em Portugal agora será em português e espanhol.  A conferência pode ser lida aqui.


Terça-feira, 12/03

>>> Japão: Revelado inédito de Yasunari Kawabata

Dois especialistas na obra de Yasunari Kawabata (1899-1972) encontraram uma novela perdida do escritor, o primeiro japonês a ganhar o Nobel da Literatura.  O texto estava nos arquivos esquecidos de um jornal de Fukuoka, o Nichi Nichi Shimbun; datado como de 1927 e intitulado Utsukushiki! (Magnífico!, em português), o trabalho foi autenticado pela Fundação Kawabata, que concluiu tratar-se de um conto em quatro capítulos publicado entre abril e maio desse ano no suplemento literário de segunda-feira do jornal.  O texto narra a história de um túmulo onde jazem duas pessoas (o filho deficiente de um industrial e uma moça morta acidentalmente) – ecoando assim, como notou Ishikawa, um dos especialistas na obra do japonês, um conto posterior do autor, Utsukushiki Haka (Um belo túmulo), de 1954.  Kawabata suicidou-se em 1972 num pequeno apartamento, sem deixar qualquer nota ou testamento. Sua obra é um adendo a temas como a solidão e a morte.  A descoberta do texto traz novos dados ao estudo da formação literária do escritor que a Academia Sueca premiou com o Nobel em 1968 por exprimir "com grande sensibilidade a essência do espírito japonês".

>>> Brasil: Tom Jobim on-line

O Instituto Antônio Carlos Jobim foi criado em maio de 2001 com o objetivo de preservar e disponibilizar para o público toda a obra de seu homenageado: intelectual, poética e, especialmente, musical. Quase uma década depois de sua fundação, a instituição disponibiliza um acervo digital que pode ser acessado através de buscas categorizadas ou de maneira interativa. A linha cronológica dos arquivos começa com um retrato do pai de Tom, Jorge de Oliveira Jobim, em 1910, e termina com áudios dos três volumes de Raros Compassos, sua última compilação nacional. Lançada em 2000, traz gravações do fim dos anos 1950 e versões pouco conhecidas de grandes sucessos, como Chega de saudade e Eu sei que vou te amar. Para acesso, basta ir aqui.

>>> Portugal: Novo espaço para encontrar livros eletrônicos

Além de projetos como Gutemberg e o Domínio Público – dois dos mais populares espaços onde são abrigados livros e obras de arte em estado eletrônico, chega on-line o Projeto Adamastor; uma criação portuguesa que mira para além dos já mais que comuns computadores de mesa e notebooks, quer ser uma plataforma também para e-books legíveis em smartphones, tablets eReaders.  O Projeto Adamastor tem como principal objetivo reduzir a escassez de materiais eletrônicos compatíveis com as novas mídias através da criação de uma biblioteca digital de obras literárias em domínio público, obras essas que serão disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição. Para acesso, aqui


Quarta-feira, 12/03

>>> Brasil: Seminário Graciliano Ramos: Estilo e Permanência

Já todos sabemos que Graciliano Ramos é o grande homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty deste ano. Já sabemos também das novidades editorais por isso; agora, o Instituto de Estudos Brasileiros e o Programa de Pós-Graduação da Área de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo promovem no próximo dia 20 de março, o Seminário Graciliano Ramos – Estilo e Permanência.  A programação se inicia pelas 9h e segue até às 17h30 com pausa para o almoço e reúne nomes como Alfredo Bosi, que fará a conferência de abertura, Alcides Vilaça, Luis Bueno, e José Luiz Passos, que fechará o evento, entre outros nomes. O seminário ocorre no Auditório de História – FFLCH-USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo). Mais detalhes sobre a programação, aqui. Mais informações: +55 11 3091-1149 ou pelo e-mail: difusieb@usp.br

>>> Brasil: 1º número da revista Rosa

Chegou on-line a 1ª edição da revista Rosa – um periódico que quer pensar a arte e a literatura queer. Com trabalhos de Bruna Beber, Glauco Mattoso, João W. Nery e muitas outras novidades. No editorial os organizadores explicam sobre o propósito da novidade: "intitular a revista dessa forma também é uma maneira de dialogar com os tabus políticos e sociais que envolvem a sexualidade dos indivíduos, inclusive de escritores e artistas. Acreditamos, como o precursor João Silvério Trevisan, que se estamos no mundo e exercemos uma sexualidade fora dos padrões estritos, nossos desejos também devem transparecer nas expressões artísticas e cotidianas que criamos, tanto quanto eles aparecem nos cânones de uma literatura de valor heterossexual." Para acesso ao material, aqui.

>>> Brasil: O pensamento de Bauman em curso

Ele é um dos pensadores contemporâneos mais lidos, citados (devida e indevidamente); se tornou famoso pela leitura da sociedade contemporânea, chamada por ele de “Sociedade Líquido-Moderna”; os amigos que estão São Paulo e que são leitores de Zygmunt Bauman têm agora a oportunidade de se aprofundar na sua obra.  O Espaço Revista CULT sedia um curso aprofundado sobre as ideias do pensador polonês. O objetivo é semear e compreender a obra deste intelectual como base para a reflexão sobre dilemas da contemporaneidade do ponto de vista estrutural e comportamental. O curso é ministrado por Dennis de Oliveira (ECA-EACH/USP) entre os dias 2/4 e 18/4. Todas as informações podem ser obtidas aqui.

>>> Japão: O menor livro do mundo

A editora japonesa Toppan Printing publicou hoje o menor livro do mundo, com apenas 0,75 milímetros, produzidos graças a uma tecnologia de impressão ultrafina; o livro intitulado Flores das quatro estações, é um compêndio de ilustrações da flora do Japão, como por exemplo, as tradicionais cerejeiras e ameixoeiras do país, e com o nome de cada espécie escrito nos diversos alfabetos da língua japonesa. Possui 22 páginas, e segundo a editora, será nos próximos dias registrado no Guinness Book. A publicação supera em 0,9 milímetros a obra O Camaleão, do dramaturgo russo Anton Tchecov, publicado em 1996, na Sibéria, e que até então ostentava o título de menor livro do mundo. A editora venderá uma tiragem limitada de 100 exemplares do livro por pouco mais de R$460. A obra é comercializada juntamente com uma lupa e uma edição ampliada.

>>> Brasil: Clarice Lispector digital

A Editora Rocco – responsável pela publicação da obra de Clarice Lispector no Brasil – anunciou pela sua fan page que a obra de Clarice Lispector estará disponível a partir do dia 18 de março em formato digital.  Adorada por milhares de leitores de todas as idades e uma das campeãs em citações nas redes sociais e uma das escritoras que têm mais sua obra distribuída ilegalmente na web, a edição eletrônica significa uma maior abertura da obra da escritora ao público. Pela ocasião os e-books serão comercializados com 20% de desconto até o dia 25 de março. Entram no rol, A hora da estrela, Felicidade Clandestina, Aprendendo a viver, Laços de família e Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres.


Quinta-feira, 14/03

>>> Brasil: Fernando Pessoa em quadrinhos

O trabalho de Eloar Guazzelli tem uma relação estreita com a literatura. Ele já ilustrou ou adaptou obras de escritores diversos, como William Faulkner, Eça de Queirós (comentamos aqui), J.M.G. Le Clézio e Lygia Fagundes Telles.  É com Fernando Pessoa, porém, que o ilustrador mantém o vínculo mais produtivo. Em 2012 publicou o álbum Fernando Pessoa e outros Pessoas (Saraiva), que apresentava a obra do poeta aos jovens leitores de forma inventiva. Este ano lançará mais um álbum sobre o autor, intitulado Eu, Fernando Pessoa (Peirópolis). A novidade trazida pelo jornal O Globo recentemente é que o ilustrador trabalha, agora, numa curta-metragem de animação sobre o poeta.

>>> Brasil: Nova edição do jornal Cândido está on-line

É a 20.ª edição. O especial deste mês divulga o resultado de uma enquete que aponta os nomes mais promissores da ficção e da poesia contemporânea. São 10 autores, escolhidos por 15 especialistas de todo o país. E mais: os bastidores da criação e publicação do livro Poema Sujo, de Ferreira Gullar, entrevista com o poeta baiano Ruy Espinheira Filho, o músico Mauricio Pereira na seção Perfil do Leitor e inéditos de Severo Brudzinski, Luís Roberto Amábile, Joca Reiners Terron e Bárbara Lia. Leia aqui.

>>> Brasil: Os 70 autores que representarão o Brasil na Feira Literária de Frankfurt

O Comitê Organizador do Projeto “Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013” divulgou durante a Feira do Livro de Leipzig a lista dos 70 autores convidados para integrar a comitiva que irá à Alemanha representar a pluralidade da literatura brasileira e participar de mesas, leituras e debates da programação. Estão na lista nomes como Adélia Prado, Affonso Romano de Sant'Anna, Alice Ruiz, Ana Miranda, Carlos Heitor Cony, Cristovão Tezza, Daniel Galera, João Almino, João Gilberto Noll, João Ubaldo Ribeiro, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Marina Colasanti, Nélida Piñón e Ziraldo. Os detalhes aqui

>>> Brasil: Augusto de Campos on-line

Entre os dias de 23 de agosto a 17 de outubro de 2004 esteve patente uma exposição acerca de Augusto de Campos cujo interesse foi de proporcionar uma visão do conjunto do seu trabalho em diversas manifestações (poesia, crítica, tradução) e suportes (livros, cartazes, serigrafias, objetos, CDS, colagens, animações digitais) sublinhando, nesse panorama, aspectos fundamentais do seu método artístico: a sintaxe visual tipográfico-cromática, a intertradução (de textos em vários meios), a inter-relação com as artes visuais e a música, a afirmação material do caráter verbivocovisual e técnico dessas produções. Resultado disso, é que a Fundação Casa de Rui Barbosa dispôs on-line um site comemorativo que deverá reunir além de parte dos materiais da amostra muito desse trabalho do poeta. Acesso por aqui.


Sexta-feira, 15/03

>>> Brasil: Encontro Natalense de Escritores 2013

Esteve suspenso por quatro anos devido aos maus tratos de um governo irresponsável. Agora, a boa nova: o Encontro Natalense de Escritores está de volta. E já tem nomes confimados: Eucanaã Ferraz, Tatiana Salem Levy, João Paulo Cuenca e Rubens Figueiredo. Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca (foto) terão uma participação mais extensa; eles virão a Natal duas semanas antes da programação oficial para uma residência literária, durante a qual produzirão textos exclusivos para o evento. Ambos repetirão na capital potiguar a atuação que tiveram em outras residências literárias, inclusive em feiras internacionais promovidas em Portugal, Alemanha, México e Colômbia. O Encontro Natalense de Escritores é um dos principais pontos do Natal em Natal, programação cultural composta por eventos que se sucedem ao longo de três meses, entre novembro de um ano e o Carnaval do ano seguinte.

>>> Brasil: Leminski sempre atual

O lançamento da reunião, num único volume, dos livros de poemas de Paulo Leminski tem surtido seu efeito. Pelo menos mais dois livros em torno do nome do escritor deve sair até o fim de 2013.  Um deles é a biografia sua publicada em 2001 pela Record, Paulo Leminski – o bandido que sabia Latim, de Toninho Vaz, que chega em quarta edição – com fotos novas e outras mudanças – entre junho e julho pela Nossa Cultura.  Também Catatau, romance lançado em 1975, cuja importância rivaliza com sua obra poética, foi reeditado pela Iluminuras e nova tiragem será distribuída até o fim do mês.

>>> Estados Unidos: Tumblr reúne imagens raras da National Geographic

Foi disponibilizado na web no começo do mês de março um Tumblr que se dedicará à publicação de imagens raras do arquivo da National Geographic.  O lançamento faz parte da celebração do 125º aniversário da revista. As fotografias aí reunidas revelam culturas e momentos do passado e muitas dessas raridades nunca foram publicados (foto de abertura do Boletim).  Nós escolhemos um favorito imediato da coleção: crianças esbanjam curiosidade com a leitura de jornais abandonados na França. A fotografia é de Maynard Owen Williams. Para seguir o Tumblr basta acessar aqui.

>>> Brasil: Pela passagem dos 100 anos de Lasar Segall

O acervo de Lasar Segall também está disponível na web – são mais de 6 mil documentos. Além, do site, chega ao Brasil a primeira exposição individual dele por aqui. O Museu Lasar Segall anuncia duas sessões abertas desde sexta-feira, 15/03: na primeira, 52 trabalhos da mostra realizada em 1913; na segunda, a reunião de 60 fotos do acervo pessoal do artista plástico. As comemorações não findam em São Paulo; no Rio de Janeiro, a Caixa Cultural inaugura na segunda-feira, 18/03, a exposição “Lasar Segall – percursos no papel” com 61 obras entre aquarelas, guaches e gravuras. A site já está disponível para consultas aqui.

>>> Brasil: Rubem Braga on-line

Já comentamos por aqui sobre a Exposição Rubem Braga: o fazendeiro do ar, patente em Vitória (ES). Pois bem, agora, foi disponibilizado on-line um site fruto da mostra que reúne informações e arquivos dos mais diversos sobre o escritor brasileiro. O site está disponível aqui.


..........................
Sigam o Letras no FacebookTwitterTumblrGoogle+


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574