Postagens

Mostrando postagens de Novembro 28, 2012

O Letras, 5 anos depois

Imagem
Todos que frequentam o Letras ou que passarem por aqui e tiverem a curiosidade em acessar “Sobre este blogue” já sabem como tudo começou e em que pé está a ideia. Mas, não custa lembrar. Era novembro de 2007 e eu ministraria um curso sobre a poeta Auta de Souza. Por causa disso, estava à procura de criar um espaço na web para divulgação do andamento das atividades e materiais do referido curso. E tudo foi tomando a proporção que tomou e hoje aqui estou: cinco anos depois. Um blog cujo interesse se centra em três eixos – literatura, artes e comportamento.
Pelo alcance da internet não quer ser apenas um espaço local, bairrista, para falar do que é a literatura, as artes no Rio Grande do Norte; nem quer também ser um mero espaço individual, onde o seu mantenedor é a figura em destaque. Não. A abertura de horizontes dada ao Letras nos dois últimos anos pela inserção em outros meios – Tumblr, Youtube, Facebook, Google+ etc. – fez com que o blog incorporasse um interesse efetivo por se in…

Dicionário de escritoras portuguesas, de Conceição Flores et al*

Imagem
já que não podemos falar-lhes das vidas, por tantas serem, ao menos deixemos os nomes escritos José Saramago, Memorial do convento


Não é necessário, dirão uns, partir da premissa-clichê de quando se fala das questões femininas (se é que há questões que se possam assim rotular-se) dizer que à mulher tem sido impetrada uma série de estratégias – físicas e simbólicas – para seu silenciamento. Mas é necessário, sim, só mais uma vez – mas, se necessário for, infinitas vezes – partir dessa premissa para entender a valia de determinados gestos e não somente, mas para compreender, sobretudo, o sentido de determinados gestos.
O gesto da palavra – artefato para re-criação do real – é o que aqui devemos retomar. Da premissa de opressão, também nos é claro o suficiente que a mulher, desde a descoberta do gesto da palavra, já nasceu condenada à afasia, restando-lhe tão somente os secos gritos das dores do parto, sendo este fim uma das cláusulas verbais impostas pelo criador pelo ato inaugural de …