Postagens

Mostrando postagens de Novembro 6, 2012

Promoção de aniversário de 5 anos do Letras

Imagem
Já de longa data este blog demonstrou acompanhar (quando pode) a carreira de dois escritores de língua portuguesa: o primeiro deles, foi o José Saramago, obra de quem o mantenedor deste espaço tem dedicado alguns anos de sua formação acadêmica; depois, foi Mia Couto. Deste, falamos em janeiro do ano passado, na coluna Os escritores (aqui) e depois, no mesmo ano, fizemos uma leitura comentada para o livro O fio das missangas (aqui) e os contos que o integram numa série a que chamamos de Miacontear (completa, aqui).
É sabido de todos – e até falamos sobre na nossa fan page no Facebook a cerca de alguns meses – que está já nas livrarias mais uma edição para o um romance do escritor moçambicano: A confissão da leoa.
Agora em novembro, próximo dia 27 de novembro, o Letras in.verso e re.verso assopra cinco velinhas. E estamos pensando numa promoção desde quando vimos este livro de Mia Couto numa livraria qualquer da cidade.
Tanta coincidência assim junto e acrescendo o anúncio que postamo…

As várias faces de "Alice no país das maravilhas" - Parte 3

Imagem
A primeira edição de Alice no país das maravilhas foi publicada em 1865. Uma edição que foi depois retirada das prateleiras pelo próprio Lewis Carroll no ano seguinte devido a qualidade do impresso que estava com muitos defeitos. Evidente que houve um retorno do texto às livrarias e nele o livro tornou-se logo um Best-Seller e terá vendido mais de 100 mil cópias enquanto o seu autor esteve vivo.
Em 1949, as aventuras de Alice são apresentadas numa nova versão das muitas que circularam logo depois da edição de 1865. A edição em questão também foi uma das que primeiramente viriam com ilustrações coloridas; trabalho de Leonard Weisgard.
Weisgard era um apaixonado por livros infantis e terá ilustrado, além de Alice, mais de 200 outras obras, a grande maioria delas, livros da escritora infanto-juvenil Margaret Wise Brown. 

O seu interesse pela arte dos livros infantis começou ainda aos oito anos de idade quando foi morar nos Estados Unidos. Estudante numa escola em Nova York, Weisgard nã…