Postagens

Mostrando postagens de Outubro 23, 2012

Dia D 2012

Imagem
A ideia teve início no ano passado. Reservar o dia 31 de outubro, dia de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, para celebrar integralmente a sua obra. E este ano, a data, como se vê pela extensa programação, se dilatou. Com atividades ecléticas e para todos os públicos, concentradas em vários lugares no Rio de Janeiro e em São Paulo, a novidade é que também vários outros estados adotaram a data, como, Minas Gerais (Belo Horizonte e Itabira), terra do poeta, e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Além do Brasil, a programação atravessa além-mar e chega a Portugal, país cuja receptividade da obra drummondiana sempre foi bem.
Destaques para a mostra de cinema “Drummond homenageia Greta Garbo”, uma nova edição para os famosos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles que publica um novo número, agora, dedicado ao poeta e apresentação da peça “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade”, que foi idealizada pelo neto do poeta, Pedro Drummond.
Para ter …

As várias faces de “Alice no país das maravilhas”

Imagem
Já contamos por aqui como tudo começou: Alice no país das maravilhas começou como fábula oral contada por Lewis Carroll às filhas de Christ Church, entre elas Alice Liddell, a que lhe inspirou na criação da personagem. A historieta ganhou, passado 150 anos, os ares de clássico e Carroll figura entre os mais importantes nomes do período vitoriano, como Charles Dickiens, Emily Brontë, Oscar Wilde, Samuel Butler, entre outros. O contexto do escritor inglês terá favorecido à importância do infante como personagem principal na literatura; estamos numa época em que a extensa exploração infantil custeada pela Revolução Industrial era coisa corriqueira. Prova, estão em outros escritos de escritores da época, como Dickiens e do próprio Lewis Carroll, que, como sabemos não escreveu apenas as aventuras de Alice.


Carroll escreveu dois livros cuja personagem de Alice é o centro das atenções. Além de Alice no país das maravilhas, publicado três anos depois da origem do conto, foi publicado também…