Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2012

Um caderno para Saramago - atualizações

Em 2003, o escritor português numa de suas várias viagens ao Brasil, esteve na sede da TV Cultura para a gravação de uma participação ao programa Roda Viva. Recentemente a emissora disponibilizou no Youtube a versão integral dessa entrevista, que é o destaque das atualizações feitas no espaço-projeto Um caderno para Saramago. A entrevista pode ser assistida acessando no menu Outros textos > Vídeos.
Ainda no Youtube ando catalogando outros momentos em vídeos do escritor, tais como os vários depoimentos dados para documentários diversos. Em breve, esses vídeos também integrarão aí os bancos de dados. 
Novidades ainda no menu Notícias com destaque para o lançamento na próxima segunda-feira da revista eletrônica da Fundação José Saramago, Lucerna.


A cidade textual e Fernando Pessoa

Imagem
Não foi Fernando Pessoa  o primeiro escritor a compor uma urbe de tinta e papel que vai se firmando ao mesmo tempo como espaço existente e ficcional. Tão longe onde eu possa alcançar no universo literário, a cidade é marca narrativa já desde a Odisseia, de Homero; no escritor grego, inclusive, é a cidade elemento determinande na identidade dos sujeitos. Lisboa, então, exerce um fascínio tamanho sobre os seus visitantes e moradores de visão mais aguçada que não foram poucos os que se aventuraram a redigir verdadeiros itinerários que, na maioria das vezes, pode ser roteiro de viagens sem quaisquer defeitos. É o caso, por exemplo, do José Saramago que contratado para produzir uma coisa do gênero, foi além e escreveu Viagem a Portugal, publicado em 1980.
Tudo isso serve para dizer de um achado na web que perfaz em três passos principais a Lisboa de Fernando Pessoa. Quem serve de guia é a jornalista e pesquisadora Marina Tavares que descubri juntamente com a matéria nesta semana. Perfazendo…