Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 25, 2012

Virginia Woolf: a medida da vida, de Herbert Marder

Imagem
Nos 130 anos de nascimento da escritora Virgina Woolf quero fazer a indicação aos interessados por biografias ou aos que querem se dá a curiosidade de conhecer mais da vida da escritora, do livro Virginia Woolf - a medida da vida, de Herbert Marder, publicado recentemente pela conceituada editora Cosac Naify.

Diferente das biografias comuns, que levam o seu escritor a um chafurdar a vida pessoal do biografado, Herbert parte da própria obra de Virginia - claro que, principalmente seus diários e cartas - para olhar, não pela primeira, afinal, outras biografias já houveram, mas olhar, sob novo ângulo a vida da escritora. O livro concentra-se nos últimos dez anos de sua vida até seu suicídio, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.

Em observação redigida para o catálogo da editora, o resenhista comenta que a obra de Marder "destaca a participação da escritora nos acontecimentos políticos da época, sua revolta contra a discriminação das mulheres e a interação com os amigos qu…

Corrida pelos Oscar 2012

Imagem
Em cerimônia realizada ontem em Los Angeles, foram anunciados os concorrentes ao Oscar de 2012. Como já se cogitava entre os críticos, o filme mudo O artista é o campeão em indicações, vencedor de três Globos de Ouro - premiação que antecede a premiação da Academia de Cinema e que muitas vezes indica os favoráveis possíveis de ganhar por melhor filme - conta com concorrência a dez categorias, superado apenas por A invenção de Hugo Cabret que teve 11 indicações.
Como era de se esperar, o Brasil preso na retórica da violência ficou de fora da premiação com o aclamado Tropa de elite 2, mas a música de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown está cotada com melhor música original pela animação Rio. Entre os campeões de indicações também estão Histórias Cruzadas (8 categorias), O homem que mudou o jogo” (6 categorias), Cavalo de guerra (6 categorias), Os descendentes (5 categorias), Millenium: os homens que não amavam as mulheres (5 categorias), Meia-Noite em Paris (4 categorias) e Harry Pott…