As ilustrações de J R R Tolkien para O Hobbit


Semana passada, postamos na fan page do Letras in.verso e re.verso no Facebook, o segundo trailer para O Hobbit, que já tem data de estreia marcada, 14 de dezembro. O filme é o primeiro de uma trilogia descoberta pelo diretor Peter Jackson, ainda quando estava no trabalho de montagem; as aventuras de Bilbo Bolseiro irão até 2014, para quando está previsto o lançamento do último filme da saga. A segunda parte deverá sair em fins de 2013.

O filme é baseado no romance homônimo de J. R. R. Tolkien, publicado em setembro de 1937. Mas, o manuscrito foi entregue ao seu editor ainda em outubro do ano anterior. A primeira publicação veio com mais ou menos 20 desenhos inéditos, dois mapas e uma pintura confeccionados pelo próprio Tolkien.

Essa mostra não passou disso, amostra, mas o autor criou mais de 100 ilustrações que só começaram a ser descobertas recentemente conforme atesta matéria publicada no The Guardian. O achado veio dos papéis que compõem o espólio do escritor enquanto a Biblioteca Bodleian, de Oxford, trabalhava na digitalização da sua obra. 

Até agora, toda extensão de imagens para O Hobbit está em torno de 110 trabalhos, variando entre desenhos em tinta para aquarela e desenhos simples. A recolha foi reunida numa edição luxuosa publicada em finais de 2011 assinalando a passagem dos 75 anos de um dos livros de fantasia mais célebres do mundo.

No Brasil, a Editora Martins Fontes traz às livrarias, além de uma reedição de O Hobbit, dois livros infantis inéditos de Tolkien e um guia ilustrado, composto com imagens do filme de Peter Jackson. Os dois inéditos são Sr. Bliss e Cartas ao Papai-Noel.

Bem, diante de tantas novidades em torno de um escritor e uma obra inesgotáveis, que tal algumas das ilustrações de Tolkien para o seu clássico? Atenção seja dada para o último registro: trata-se da versão completa da imagem feita para a capa da primeira edição de O Hobbit.










Fonte: The Guardian.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #575

Ca-ca-so

Sete poemas de Miguel Torga

A criação do mundo segundo os maias

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574