Uma novo rosto para Emily Dickinson


A necessidade pela novidade, às vezes até bestial da mídia por detalhes, minúcias, curiosidades, ti-ti-ti sobre escritores tem dado uma nova cara ao 'falar' sobre literatura. Se por um lado isso é desvantajoso, por outro pode até ser iniciativa para o incentivo à leitura. As descobertas do tipo muitas vezes têm lá suas vantagens, mas isso, deixemos, é coisa para se tratar noutra ocasião.



Toquei no assunto porque eis que se apresenta agora um novo rosto para a poeta Emily Dickinson. Até então só a conhecíamos através da foto de 16 anos de idade que mostra Dickinson como uma estudante . A idade é provisória, estima-se que a famosa foto (imagem acima) seja de 1847, muito antes, portanto, de quando se tornou efetivamente poeta.



O novo rosto para Emily emergiu através do The Guardian depois que o Amherst College autentica uma foto sua de 1859. Na imagem (acima) estão a poeta e sua amiga Kate Scott Turner. Estima-se que na nova fotografia, ela tenha 28 anos de idade.



A descoberta vem se juntar ao feito também recente da descoberta de uma imagem de Jane Austen aos 13 anos (imagem à esquerda). Até então só conhecíamos um esboço desenhado por sua irmã Cassandra (imagem à direita).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

A bíblia, Péter Nádas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #574