Desenhos para Guerra e paz, de Tolstói



Nos anos 1950, o artista plástico português Júlio Pomar foi convidado para compor as ilustrações para uma edição do grande romance de Liev Tolstói Guerra e paz, obra clássica da literatura universal. Um tipo de convite que logo chamamos também de desafio. 

Desafio aceito, entre 1955 e 1958, Pomar compôs uma média de 200 estudos, dos quais selecionou 55 que resultou nas ilustrações para o livro que veio a ser publicado no último ano em que findou seus trabalhos. A época de Portugal, entretanto, era de trevas. O livro caiu nas mãos da ditadura e deixou de circular.

Publicado pela Editorial Sul Limitada, os três volumes de Guerra e paz que somam 1377 páginas saíram com tradução de João Gaspar Simões, incluindo edição de luxo encontrável agora apenas em selecionados alfarrábios ou em criteriosos leilões.

Apenas muitos anos depois, foi feita uma triagem dos estudos de Pomar e o número de ilustrações é ampliado para 71 e reunido para publicar-se numa edição da Arte Mágica Editora sob o olhar atento de João Lobo Antunes que prefacia o catálogo e descreve o trabalho do artista como elevado tom de representatividade e estreita relação com a obra do escritor russo.

Em 2010, por ocasião dos 100 anos da morte de Tolstói, o jornal português Público fez uma reedição no formato original do livro de 1958: uma coleção de dez fascículos integralmente ilustrados por Júlio Pomar e prefaciado pelo António Lobo Antunes.

Aqui, preparamos um catálogo com uma amostra de trinta e dois dos trabalhos compostos pelo artista plástico português que também ilustrou outras clássicos, como Dom Quixote, de Cervantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #575