100 anos de Jorge Amado

Numa data tão ansiada pelos leitores de Jorge Amado, data que vem sendo ensaiada desde agosto do ano passado e por uma quantidade muito grande de homenagens no Brasil e ao redor do mundo neste período, o 10 de agosto não poderia passar em branco, afinal estamos diante do primeiro centenário de um escritor que transformou a literatura brasileira.

Pela passagem da data, deixamos aqui dois vídeos que poderíamos chamar de clássico: um, até disponibilizamos ontem na página do Letras no Facebook, foi produzido na década de 1970 pelo escritor Fernando Sabino e sua produtora, a Bem-te-vi Filmes que gestou outros retratos videográficos de escritores como Manuel Bandeira, Pedro Nava, João Cabral de Melo Neto, Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade. Intitulado por Na casa do Rio Vermelho o vídeo capta o escritor e sua intimidade em sua residência em Salvador.



O outro vídeo é a abertura do filme Tieta do Agreste, produzido em 1996 por Cacá Diegues. É uma abertura com Jorge Amado lendo o primeiro parágrafo do romance. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

A bíblia, Péter Nádas

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #576

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima