Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 22, 2011

Descobrir Pinóquio

Imagem
Amantes do livro-arte, a Cosac Naify lançou neste mês de dezembro uma obra digna de presente de fim de ano: Pinóquio. A proposta da editora em redescobrir a famosa história do boneco de madeira, vem numa caprichada edição de 3 500 exemplares impresso em papel importado GardaPat Kiara, capa dura e impressão em hot stamping. Nessas horas correr é necessário.

A tradução do famoso texto ficou a cabo de Ivo Barroso, que manteve o mesmo ritmo de folhetim associado a uma linguagem refinada e límpida do original de quando o livro foi inicialmente publicado – sob o formato de folheto para jornal. Na luxuosa edição o leitor ainda se depara com um texto inédito no Brasil do escritor Italo Calvino em que comenta sobre o clássico.
Pinóquio é uma rica metáfora acerca do rito de passagem da infância para a adolescência. Como texto metafórico que o é, Ivo Barroso preserva o tom irônico e jogo linguístico construído por Carlo Collodi. Para o tradutor, o contato com a obra original foi uma redescoberta d…