Movimento Literário Novos Poetas

O escritor Mário Gerson, idealizador do Movimento Novos Poetas. A ideia surgiu nas páginas do jornal onde edita seu semanário Expressão, ganhou a web e galga, agora, novos caminhos. Foto do blogue Movimento Literário Novos Poetas.

Sempre me deparo na web com ideias que valem a pena passar adiante. A mais recente descoberta que fiz - e foi descoberta mesmo que, admito, não costumo muito acompanhar os jornais mossoroenses - foi de um movimento preconizado pelo poeta, contista, romancista e jornalista Mário Gerson. 

Mário é já figura carimbada da literatura potiguar e tem uma vasta produção que começa nos porões do jornal Gazeta do Oeste, onde mantém um caderno semanal e logo cuida com certo esmero da parte artística e cultural do diário.

A ideia agora fomentada por ele merece destaque porque desponta uma face desconhecida do escritor. Digo desconhecida porque o único momento que dei com Mário agitador cultural foi nas edições da feira do livro de Mossoró. No mais, sei que o escritor prefere o sossego do jornal, das suas leituras e da sua escrita. 

A face de agitador cultural surge com o Movimento Literário Novos Poetas, que segundo conta "surgiu nas páginas do jornal Gazeta do Oeste, a partir de uma reportagem sobre o Dia Nacional da poesia, publicada em 13 de março de 2011, no caderno Expressão."

A recepção de materiais após essa edição o fez abrir uma coluna no caderno por ele editado para abrigar os nomes dessa nova geração. Fato é que o periódico só circula nos fins de semana e com a demanda o escritor resolver se juntar a outros nomes (além de Mário Gerson fazem parte do projeto Ellen Dias, Samuel Paiva, Davi Magalhães e Camila Paula) e abrirem um blogue que tem por iniciativa receber essas novas vozes.

Ao acessar a ideia, no menu "Quem somos", vê-se que o movimento galga outros caminhos, como a criação de vídeo-poemas e encontros para leitura e discussão de poesia. Chamo, pois, todos a conhecer e contribuir com a proposta porque este espaço vem suprir a extensa lacuna que o Rio Grande do Norte padece em torno da literatura. Basta que se diga que fora o caderno Expressão, editado por Mário, há o Universo, do Jornal O Mossoroense. E fim. Os grandes jornais do estado, como Tribuna do Norte e Diário de Natal e a leva de outros jornais menores simplesmente se fazem de cegos ou fazem vista grossa para inserir nas suas edições um encarte do tipo. O que, perdoem-me, é uma vergonha.

Mário e seus idealizadores estão de parabéns pela ideia. Que ela renda muitos bons frutos, que tenho certeza renderá.

Comentários

Mário Gerson disse…
Olá, Pedro. Suas palavras deixa-me sem jeito. Sou homem das letras alvoroçadas. Basta que se diga que estou voltando com o jornal CLANDESTINO. Você deve ter conhecido este pequeno jornal animado, com artigos e muitos poemas. Estes meninos de agora são bons. Merecem todo espaço. Valeu pela postagem, pelos comentários e incentivos. Grande abraço.
Pedro Fernandes disse…
O espaço estará sempre ao seu alcance, meu caro. E que bom que vem um "Clandestino" a caminho. Valerá a pena falar (noutro momento) dessa retomada sua.

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574