Um ano depois, um esboço sobre a face poética de José Saramago

Por Pedro Fernandes


Capa da edição especial do Caderno-revista 7faces


É evidente que não vou, a poucas horas da apresentação oficial sobre o número especial do Caderno-revista 7faces, intitulada Variações de mesmo tom: diálogos sobre a poesia de José Saramago, contar todo trabalho empreendido em ano até a chegada deste resultado final; depois voltarei ao assunto, é verdade. Este texto, aliás, é só um motivo de reforçar o convite que postei por aqui outro dia. Alguns interessados já terão contato com esse assunto neste dia 14/07/2011, às 19h, no auditório da centenária Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, situada à Praça Dorian Jorge Freire, em Mossoró, RN. 

Só devo adiantar por aqui, um ano depois, da satisfação que é ter essa edição pronta, porque nesse período os percalços foram muitos e ainda estão sendo. Mas, os leitores brasileiros terão ao alcance, em mídia eletrônica e distribuição gratuita, como é o papel do Caderno-revista 7faces, uma edição que reúne ensaios de críticos de Brasil, Argentina e Portugal. O mote é a poesia de José Saramago, face menos conhecida de sua obra. O material vem com ilustrações de artistas plásticos brasileiros e portugueses que compuseram suas obras a partir das sugestões imagéticas da obra do escritor português, Prêmio Nobel de Literatura.

Acrescido à edição vem ainda um catálogo em que é possível a leitura de um texto meu resultado de uma conferência e notas compostas para dois cursos sobre José Saramago que pude ministrar no correr deste intervalo de um ano. Nesse catálogo vem ainda  uma entrevista realizada com o poeta e professor Horácio Costa, autor de José Saramago: o período formativo (Caminho, 1997), em que ele comenta sobre este seu texto bem como sobre a obra poética de José Saramago.

O trabalho ora apresentado é esforço de um ano e vem em parceria com professores de várias Instituições de Ensino Superior brasileiras (UFRN, UnP, UFPE, UFU, Universidade Presbiteriana Mackenzie, UERN, UFFS, UNESP, UFG, UnB), da Universidade Aberta de Lisboa, da Universidade de Lisboa, do Instituto Camões, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Cátedra de Estudos Saramaguianos da Universidad Católica de Córdoba, Argentina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574