Do dia da poesia e do Programa Pedagogia da Gestão: encontros

Por Pedro Fernandes

1. Ontem estive em Mossoró para a gravação de um programa na TV a Cabo Mossoró (TCM), o Pedagogia da Gestão, que é comandado pelos âncoras João Maria e Clauder Arcanjo. O programa especial assinala o início das comemorações de sete anos desde sua criação como uma intervenção de rádio e que agora, além de ser veiculado para televisão, ainda preserva uma coluna homônima no jornal Correio da tarde. Além da data, marca-se o Dia Nacional da Poesia e o Dia Internacional da Mulher. 

2. Devo dizer da satisfação em ter aceitado o convite de João Maria para participar do programa, que, como verão, foi uma grande celebração em torno da poesia. 

3. Estavam presentes o jornalista, escritor e poeta Mário Gerson, o poeta e professor Leontino Filho, a jornalista e poeta Aline Linhares, de quem recebi seu mais recente livro Estrada de néon, o poeta Antônio Francisco, e outras figuras que, por serem muitas e este ser um registro de memória, não consigo lembrar agora.

4. Fica aqui o registro e os parabéns aos mentores do Pedagogia da Gestão, que fazem da TV no estado do Rio Grande do Norte espaço outro, primeiro dando voz àqueles que tem ânsia por falar e são subestimados noutros veículos, segundo mostrando uma face outra da natureza humana; como bem enfatizou Mário Gerson acerca da importância de programas como esse: já estamos fartos das tragédias e das desgraças humanas, precisamos conhecer que há uma outra face, como a dos poetas ou a dos que vivem de arte e fazem da arte uma resposta para o desconexo mundo.

5. Ah, e outra observação a mais: Clauder Arcanjo, escritor de mão cheia, também está à frente de outra empreitada literária, a editora Sarau das Letras. E tem editado alguns preciosismos em edições sempre caprichadas. Uma delas, foi comentada por aqui em maio do ano passado. Lápis nas veias foi o primeiro livro dele que li e trata-se de uma antologia que reúne o que agora chamamos microcontos. 

6. Bom, ficam assim registrados também outros caminhos para o leitor curioso buscar a partir daqui. Conhecer e divulgar o que se passa numa cena rica mas ainda pouco valorizada entre nós. É nosso ofício.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #576

O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk

Boletim Letras 360º #575

Boletim Letras 360º #570

Boletim Letras 360º #574

Dalton por Dalton