sexta-feira, 9 de abril de 2010

I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal





Tantas vezes adiado e adiado mais uma vez para uma data errada na minha agenda; durante o período de realização do I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal não estarei por aqui, mas em Recife a participar de um evento acadêmico.

O encontro literário promovido anualmente pela Funcarte é uma nova roupagem do anterior Encontro Natalense de Escritores, que foi promovido durante quatro anos. Apesar de que eu não me farei presente a esta edição, de todo modo divulgo por cá o que provavelmente terá nesse evento - que esse ano se divide em duas edições, uma agora em fins de abril e outra ainda em data a definir.

Na primeira edição do ano o evento promovido pela Fundação Capitania das Artes em parceria com a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de abril, no Teatro Alberto Maranhão. A leva de nomes que participarão desta edição ainda está em definição. Se antes tínhamos na lista o escritor João Ubaldo Ribeiro, o angolano Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto (imagem), agora a lista de escritores reduz-se aos dois primeiros nomes e é acrescida do nome do professor português Carlos Reis.

O encontro literário será dividido em três eixos temáticos correspondentes aos três dias do evento. No primeiro deles será apresentado durante a conferência do professor Carlos Reis que versará o tema Literatura Lusófonas: elo entre continentes e culturas.

No segundo dia do evento João Ubaldo Ribeiro, jornalista, escritor, roteirista e membro da Academia Brasileira de Letras, galardoado com o prêmio literário Camões em 2008, conduzirá a conferência Cosmopolismo, expressões populares e globalização.

E encerrando o evento, o escritor Agualusa discutirá o tema Os desafios das novas tecnologias na literatura.