Clarice, conversas sobre uma paixão





Clarice Lispector é uma das escritoras mais celebradas, discutidas e difundidas da contemporaneidade. Sua extensa obra tem como tema principal a vida. Ela com sutileza, fala da existência, do ato de ser. Em 2010 comemora-se os 90 anos de nascimento dessa importante escritora brasileira e os 50 anos do lançamento de seu livro de contos Laços de Família. Foi para marcar essa data, divulgar sua obra e estimular a reflexão sobre a mesma que nasceu a ideia da realização do Seminário Clarice, conversas sobre uma paixão. O Seminário terá lugar, entre os dias 08 e 10 de dezembro de 2010, no Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza/CE.

A proposta é reunir estudiosos, estudantes e apreciadores na realização de três dias de imersão na vida e obra da autora. Os convidados para o evento são, antes de tudo, amantes do tema e provenientes de diferentes áreas de atuação (cinema, literatura, direito entre outros) assumindo, por isso, pontos-de-vista distintos sobre o mesmo objeto. Desse modo tentaremos montar uma imagem multifacetada da autora, apreendendo as diversas nuances de sua obra/vida.

Também fazem parte da programação um conjunto de eventos e ações de cunho sociocultural que, realizados de forma paralela, tem o objetivo de disseminar ideias e estimular a reflexão. Essa reflexão se inicia no tema principal (Clarice Lispector) e se espalha fazendo pensar sobre livros, sobre a literatura, sobre saúde, sobre responsabilidades ambiental, sobre a cidade e muito mais. São exposições de arte, intervenções urbanas, happenings, leituras dramáticas, mostra de vídeos, oficinas de linguagens visuais que, ultrapassando os muros da Universidade, tem como objetivo apresentar Clarice a públicos diversos utilizando sua obra como temática principal revelando, assim, a escritora e suas criações.

Essa revelação - esse momento de espanto - pode acontecer por meio da literatura assim como através do cinema, das histórias sobre sua vida, dos registros nos papéis de carta, das possíveis descobertas dos estudos literários, das vozes que dizem Clarice. Pode acontecer também através de tantas linguagens outras: vídeos, fanzines, grafiti e etc.

Para saber mais do evento, clica aqui.


* Texto de apresentação do evento publicado inicialmente no blog de divulgação da ideia. Devo agradecer ao Diego Gregório, do Facebook, e a Anna Lima, que me remeteu e-mail com a proposta do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ca-ca-so

Boletim Letras 360º #575

Sete poemas de Miguel Torga

A criação do mundo segundo os maias

Dalton por Dalton

Boletim Letras 360º #574