O estágio em que ainda estamos

Por Pedro Fernandes

Em toda força militar (ou qualquer outro grupo social) há gays. Cena do filme Yossi & Jagger: delicada relação. As duas personagens que dão título ao filme são jovens soldados que atuam na fronteira entre Israel e o Líbano e  vivem uma história de amor proibida. Se casos como esses são comuns e naturais, há quem peça punição aos envolvidos.


Essa semana, nas idas e vindas pela internet, topo com uma constatação daquelas que vem sujar a cara pobre do Brasil. O portal de notícias Nominuto motivado pela declaração descabida do general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho fez aos internautas o seguinte questionamento: Você concorda com a presença de gays nas Forças Armadas? 

O Raymundão, indicado para uma vaga no Superior Tribunal Militar durante sabatina, na Comissão de Constituição e Justiça afirmara que a homossexualidade era um "desvio de comportamento" e que os gays deveriam "procurar outro ramo de atividade". 

Os internautas foram da mesma opinião - 54% somados aos 11,5% que disseram "tanto faz". O segundo grupo integra aquela equipe que diz não ser contra a homossexualidade, mas que o homossexual fique lá e eu cá - ou seja, é o grupo que é tão preconceituoso quanto o primeiro, o do esmagador não. 

E se uma coisa puxa outra, dia desses um dos integrantes do reality show Big Brother assinalou com todas as letras que eram os gays os principais transmissores do vírus da Aids. 

Enquanto países já celebram a união de pessoas do mesmo sexo (o que também não quer dizer rebaixamento ao preconceito, mas alguma coisa além do que apenas a luta contra) por aqui ainda se discute como deve se portar melhor na discriminação aos gays.

Bem, tão escabrosas opiniões, que não mede tamanho da boca de quem sai - seja de uma autoridade, como o sargento, ou de um ralé, como o do Big do Brother - e tamanha morosidade em discutir as obviedades só vem confirmar que ainda somos uma caravela daquelas do século XVIII. Um país feito de bárbaros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Confissões de uma máscara, de Yukio Mishima