Oscar 2010

Por Pedro Fernandes



1. Na premiação anual da Academia de cinema estão dois fortes nomes em corrência ao maior número de estatuetas: a ficção científica Avatar e o filme sobre o conflito no Iraque Guerra ao Terror - cotado entre os dez melhores da década pela conceituada revista francesa Cahièrs du cinema - são os nomes que lideram, com nove indicações cada um, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para James Cameron e Kathryn Bigelow.

2. Pela primeira vez, desde 1943, a disputa pelo prêmio de Melhor Filme terá dez indicados, em vez de cinco. Na lista dos indicados à categoria também estão Distrito 9, a animação Up: altas aventuras, a saga a partir da Segunda Guerra Mundial Bastardos inglórios - outro apontado pela Cahièrs como um dos dez melhores da década -, o drama sobre futebol O lado cego e o conto sobre a recessão Amor sem escalas, além de Um homem sério e a histórias adolescente Uma educação e preciosa.

3. Convém lembrar que Avatar já conquistou os Globos de Ouro de Melhor Filme e Melhor Direção e Guerra ao Terror venceu o do Directors Guild of America Awards, que geralmente indica o diretor que vencerá o Oscar. Resta esperar no que isso vai dar. A Academia divulgou ontem a lista com os indicados ao Oscar 2010; os prêmios serão entregues no dia 7 de março. Para ver a lista, clica aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

A bíblia, Péter Nádas

Boletim Letras 360º #574

Palmeiras selvagens, de William Faulkner