Cartas da Europa, de Jaime Hipólito


Cartas da Europa é parte na continuidade da reedição da obra do escritor Jaime Hipólito Dantas. O livro é publicado pela editora Queima-Bucha, do também escritor Gustavo Luz. Segundo ele, na apresentação da obra, as cartas agora apresentadas eram escritas em folhas sem pauta. Mesmo assim, "A escrita segue em linha reta e com uma excelente caligrafia.

Gustavo Luz é sobrinho de Jaime Hipólito e é também o organizador e editor da coletânea que sai na sequência de Estórias Gerais. Ele esclarece que a primeira carta da coletânea "foi escrita ainda dentro do avião, em guardanapos de papel" enquanto cumpria sua primeira travessia do Atlântico.

"Durante um ano, Jaime escrevia quase todos os dias a parentes e amigos. Ansioso por notícias de Mossoró e do Brasil, queria saber de tudo, nos mínimos detalhes, desde notícias da política nacional ao desempenho de seus sobrinhos na escola. Ao longo dessas cartas, Jaime se mostra advogado, jornalista, escritor, filósofo, poeta, político, conselheiro e amigo. Nelas, portanto, é possível conhecer muita coisa da política local", destaca Gustavo.

É certo que a obra do escritor Jaime Hipólito Dantas não se resume apenas a três livros - além de Estórias GeraisO Aprendiz de Camelô e De Autores e de Livros. Há mais escritos daquele que é considerado como um dos melhores críticos do Rio Grande do Norte. O livro agora publicado pela Queima-Bucha quer provar isso. 

A apresentação de Cartas da Europa aconteceu no dia 11, às 20h, no Memorial da Resistência.

O livro agora publicado que reúne material decorrente das três visitas feitas por Jaime Hipólito ao Velho Continente. "Um dia eu perguntei à irmã de Jaime, Tia Jandira, se ela tinha as cartas. Ela me deu um calhamaço de papel, escrito por ele, enquanto de sua viagem pela Europa", revela o editor Gustavo Luz.

O livro é dividido em três partes - cada uma correspondente aos três momentos das viagens autor de Estórias Gerais à Europa. A primeira parte reúne material escrito em 1966, quando o autor diplomou-se em Política Social, com tese Some Aspects of Regional Development Planning in Brazil, na Universidade de Swansea, no País de Gales. A outra diz respeito ao período de 1972, quando regressa ao continente, mas agora como turista. E a terceira vez foi em 1984. 

Para Gustavo, se "muitos críticos comentaram a pouca produção literária de Jaime, essas cartas, acredito, tirarão um bocado dessa falta de Jaime perante as letras potiguares".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Letras 360º #579

Boletim Letras 360º #573

Boletim Letras 360º #574

Boletim Letras 360º #578

A bíblia, Péter Nádas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner