Intervalos



Bem – aos leitores ou transeuntes deste blogue deve de surgir uma indagação acerca desta coluna chamar-se de Intervalo. Explico: por enquanto, ela me intervém em determinados momentos de postagens do blogue, tais como: não achei nada de interessante para postar hoje (tome intervalo com alguma coisa que acho interessante, mas que não caberia num blogue em que se dedica a discutir literatura e outras formas de arte), ou quando aconteceu algum fato qualquer do meio literário ou de qualquer outro meio (e tome intervalo!), ou ainda porque tenho de viajar e não estive a preparar os posts antes da viagem... Enfim, esta coluna Intervalo é mais que o sentido lato da palavra expressa. É também uma espécie de intervalar do próprio tempo de quem aqui escreve ou ainda o abrir de valas entre uma post e outra, dada a importância do assunto. Essa explicação serve mais aos transeuntes do que aos leitores propriamente ditos deste espaço. Estes últimos, certamente, já devem ter entendido o sentido a quero dar com Intervalo. Começamos com uma notinha de happy new year, mais uma notinha política e de notinhas já completamos oito intervalos.

Pois bem, hoje abro mais um intervalo para falar da semana que se inicia. Talvez a semana mais importante para os meios literários do Estado. Uma semana que promete ser movimentada. Isso porque temos de 27 a 29 próximos o III Encontro Natalense de Escritores – evento que parece já está afixado nos grandes eventos artísticos e culturais da Capital. Apesar de não ter conseguido em muitos buracos que me meti a procura de uma programação exata desse encontro, disponibilizei aos leitores deste o blogue o corpo de informações que encontrei mais completo pela rede. Os interessados podem fazê-lo pelo link disponível na coluna Eventos.

Além disso, o grande Nobel da literatura portuguesa José Saramago estará de passagem pelo Brasil em lançamento do seu último romance, A viagem do elefante, sobre o qual já falamos aqui num outro intervalo. Isto ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 27, em São Paulo. Na véspera, o escritor português será homenageado na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Pena é que quem vos fala não vai poder está presente em nenhum dos dois momentos. O primeiro porque tenho outro compromisso já assumido e não dá para fugir às responsabilidades. O bendito do compromisso inventa de cair justo no período do Encontro Natalense com Escritores. O segundo porque além do compromisso falta cachê para tal aventura. Este Intervalo abre-se nesse caso com um momento de pesar que quem vos fala passa. Mas avante! Durante esta semana, todos as posts que forem colocadas on-line darão prioridades em falar dos escritores que estarão passando pelo Evento em Natal.

*

Mais informações sobre o III Encontro Natalense de Escritores, no site Interjato (de onde retiro as informações seguintes). O evento prevê a vinda de Arnaldo Antunes, Cordel do Fogo Encantado e Zeca Baleiro. Junto com as obras que serão lançadas, o Anais do II Encontro Natalense de Escritores – ocorrido em 2007 – é um dos momentos mais esperados para os organizadores. “Transcrevemos em texto as falas e iremos lançar no mesmo dia da vinda de Zuenir Ventura (dia 26 de novembro). Isso significa mais que uma edição do que um conteúdo fantástico e único, são temas exclusivos para o encontro e que possibilita jogar autores norte-rio-grandense com grandes nomes da literatura nacional, num diálogo aberto e extremamente instigante. Isso honra o talento literário local e coloca num nível de igualdade de democracia editorial nunca visto na cidade, com um agravante positivo que não é vendido, mas doado para bibliotecas, escolas e para os próprios escritores”, explica Dácio, organizador do evento.

**



Mais informações acerca da passagem do escritor José Saramago pelo Brasil, confira a seguir:

Academia Brasileira de Letras - Homenagem a Saramago
Quando - quarta-feira, 26, 17.30
Rio de Janeiro
(http://www.academia.org.br/, tel.: 21-3974-2500)

Lançamento de A Viagem do Elefante
Quando - quinta-feira, 27, às 20h30,
Onde: Sesc Pinheiros , em São Paulo, onde a atriz Sandra Corveloni lerá trechos do livro
(http://www.sescsp.org.br/, tel.: 11-3095-9400)

Fonte: blogue Embaixada de Portugal no Brasil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seis poemas-canções de Zeca Afonso

Boletim Letras 360º #580

Boletim Letras 360º #574

Clarice Lispector, entrevistas

Palmeiras selvagens, de William Faulkner

Boletim Letras 360º #579